RSS

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Chão de Giz- oswaldo montenegro

Eu desço dessa solidão, espalho coisas sobre um chão de giz


Há meros devaneios tolos a me torturar

Fotografias recortadas em jornais de folhas amiúde

Eu vou te jogar num pano de guardar confetes

Eu vou te jogar num pano de guardar confetes



Disparo balas de canhão, é inútil pois existe um grão vizir

Há tantas violetas velhas sem um colibri

Queria usar quem sabe uma camisa de força ou de vênus

Mas não vão gozar de nós apenas um cigarro

Nem vou lhe beijar gastando assim o meu batom



Agora pego um caminhão, na lona vou a nocaute outra vez

Pra sempre fui acorrentado no seu calcanhar

Meus vinte anos de "boy, that's over, baby", Freud explica

Não vou me sujar fumando apenas um cigarro

Nem vou lhe beijar gastando assim o meu batom

Quanto ao pano dos confetes já passou meu carnaval

E isso explica porque o sexo é assunto popular


no mais estou indo embora...

Um desabafo e uma medalha

Que se sinta a vontade se não quiser ouvir, que se retire se algo que foi falado lhe incomodar. É que eu já não quero ouvir suas palavras de quem tem toda a razão e me sinto muito incomodada quando tenho que levar em conta os absurdos que você fala baseados na sua lei universal. Se quiser falar, sinto muito. Seu tempo já passou. As pessoas que lhe rodeiam nem percebem e você nem se importa. Afinal, você é a melhor pessoa que você conhece. Na verdade eu sinto muita pena da sua falta de capacidade de compreensão. E sinto vergonha quando você fala, cheia daquilo que você julga ser bom senso, dos seus preconceitos. E sinto pena daqueles que se deixam levar pelo seu caminho.



Sim, você é muito altruísta, inteligente, e tudo que você acha que é, mas de que adianta se o egoísmo fala mais alto e a prepotência sobrepuja?


Cheia de si, você esquece que é importante nos preenchermos também de sentimentos que fazem os outros felizes. Amor, compreensão, respeito e afeto, você acha que tem muito. Na verdade você tem, mas por você mesma, o que não adianta muita coisa, afinal você vive rodeada de seres humanos que não são tão perfeitos quanto você acha que é, mas que também buscam a felicidade guardada para todos e que todos tem a obrigação de procurar. Se encontram, não sei, mas tentam e seria mais fácil se o caminho não tivesse curvas e obstáculos. Obstáculos como você: pessoas cheias de si mesmas, orgulhosas, prepotentes e acima de tudo preconceituosas e crentes que o mundo deve girar ao seu redor.


É preciso aceitar que as pessoas não são propriedade sua e, portanto têm o direito de fazerem as escolhas que julgam ser as certas. E vai além de somente respeitar, atitude muito nobre que você toma e transforma em objeto que o torna vanglorioso. Respeitar é sim sua obrigação, mas seria muito mais ético se você parasse de se importar e fazer seus comentários maliciosos acerca de coisas que nem lhe dizem respeito e muito menos perturbam ou se envolvem com o jeito que você escolheu de levar a vida.


Cheia de defeitos como qualquer pessoa, você ainda acha que a perfeição lhe habita. Com seus preconceitos disparatados você acha que é a dona da verdade mundial e é um absurdo que ninguém nunca tenha lhe dado uma medalha por isso. Repleta daquilo que acha ser a razão absoluta, você julga os outros a partir do seu ponto de vista e envergonha a espécie humana pelo teu conhecimento tão limitado e por seus atos tão indignos de um animal que vive em bando. Você que sempre reclama dos problemas mundiais e é mais uma causadora destes. Você sempre achou que merecia mas ninguém lhe ouviu. Aqui está: Uma medalha! Pro ser humano mais pretensioso do mundo. O primeiro lugar é seu.